sábado, 31 de janeiro de 2009

Viva o SNS!

Será que sou só eu?
Mas que mal fiz eu?
Que sina a minha....Não entendo....

Cada vez que me dirijo a qualquer repartição pública...epá não sei....ou acham-me com cara de parva ou sei lá....

Ou então este país está mesmo pior do que eu pensava....

Será o país? Ou serão as pessoas? Olhem que já não sei...sinceramente!

Ontem fui a uma consulta com o meu filho mais velho de pedopsiquiatria, recomendado pela psicóloga dele. ( Que o acompanha já há mais de um ano na escolinha)
Eis que chego ao hospital público da área de residência, local em que já fui diversas vezes, e tirando o nascimento dos meus putos (onde não podia ter sido melhor acompanhada, verdade seja dita), seja nas consultas externas, às consultas de oftalmologia...há sempre que contar...
Mandam-nos estar meia-hora antes da hora da consulta, para terem tempo de preparar processos e tal...uma fila enorme...duas gajas tipo a entender, mas a conversar uma com a outra, risinhos daqui e dali, meio-dia cada pessoa, crianças pequenas começam a ficar impacientes, no corredor duas médicas conversam e riem, à boa gargalhada, as senhoras da limpeza e enfermeiras de volta de uma mãe que ao que parece é colega e foi mostrar os gémeos recém-nascidos...
...e eis que....as duas gajas saem com uns papéis e nunca mais voltam...com a malta toda ali de pé, com crianças ao colo...o telefone toca 500 vezes, uma médica que era suposto dar consulta, como nunca mais lhe chegam os processos, resolve a ir à procura das gajas...e passado uns 20 minutos surge ao longe uma delas, magrinha, eu diria, chupada das carochas...talvez por isso , os pais que esperavam conteram-se em lhe partir a fuça, e até que enfim que esperamos que nos chamem...
Se pensam que foi só isto, estão enganados...
Numa sala onde só se ouve o computador do Noddy ( do meu puto) aparece uma médica (toda desgadelhada) a chamar tipo histérica o nome do meu puto. Lá fomos. Já meio traumatizados...
Entrados no consultório dispara arrogantemente: "Isto realmente, você ficava aqui, ninguém me disse que estava aqui, agora só temos 5 minutos de consulta, porque eu saío às 3, por isso, despache-se lá e menino D. não faças barulho que eu dói-me a cabeça e depois não consigo dar a consulta..."
O meu queixo ia caíndo e só me ocorria mandá-la levar num sítio...mas contive-me e ouvi ainda melhor...
Dos relatórios que levei, a falar da sindrome de Asperger, leu 3 linhas e lá disparou... (opá, devia ter levado uma câmara oculta para meter no you tube...para a próxima sou mais esperta...) isto sem olhar sequer para ele... "O menino não tem nada disto...a psicóloga é maluca, nem sei o que fazem aqui, na minha consulta (isso posso concordar) ó D., olha lá para mim...tá a ver?Olhou para mim, tem contacto visual..." Imaginem isto dito com a maior das arrogâncias e com a voz de tia de Cascais...
Ou menos levava uns papéis para ela assinar e ela assinou tudo sem sequer ler nada...E foi por isso mesmo que não a mandei pastar...
Mas no final da consulta ( de 5 minutos) rematou: " Olhe, o problema é que você tem dois filhos mais novos, ponha mas é o marido a fazer o jantar, deixe os mais novos com os avós e dê atenção a este filho..."
Agora digam-me lá...o que é que esta gaja merecia? Torcer-lhe o pescoço, ainda era pouco...
Esta gente ainda goza com uma pessoa...Ora se eu tivesse logo desatado para ali à porrada, ainda era mas é internada no Júlio de matos...
Sinceramente não sei onde isto vai parar...

11 comentários:

  1. cara estrela cadente:

    como revolver? simples, fazes como eu, levantava-me calmamente da cadeira e dizia-lhe na cara: "olhe, peço desculpa por ter cá vindo, pensava que estava numa consulta seria, mas visto que não estou e os meus impostos não servem para isto vou-me embora, tentar outro colega seu porque isto não é consulta nem é nada... eu gostaria de saber o que a doutora jurou quando acabou o seu curso... tenha um bom dia!"...

    quanto às funcionárias é normal, mas para isso tambem existe remedio: livro de reclamações...

    enquanto formos um país de brandos costumes não saimos do mesmo, enervamos e passamos a tomar xanax porque o que deveria funcionar não funciona...

    feito!

    =)

    ResponderEliminar
  2. Já tive uma aluna do 1º ano com esse sindrome. Foi a 1ª a aprender a ler e escrever, são crianças especiais e sim necessitam da nossa atenção, mas isso não faz delas uns ET's. Sou professora, já tinha dito? Lá no meu cantinho tenho linkado uma blogger k tem um filho com o msm problema k o teu pequeno. Paula e Nuno, é só procurares. Nada melhor k trocares umas ideias com ela...ela tem sido uma heroína com o filho. Fala com ela, cm mãe ela vai te dar umas luzes importanticimas, de certeza.

    Beijinhos grandes e se precisares de alguma coisa vai ao meu mail do blog e pede.

    ResponderEliminar
  3. Olha, não sei o que te diga, mas há pessoas assim, parece que não gostão do que fazem e estão só para despachar sem se preocupar com nada.
    Por isso é que quando é mesmo preciso vou ao privado ( apesar de ser carissimo...)
    Força.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Eu estava a ler o post e ja estava a ferver. Mas que medica tao estupida, eu juro que me tinha passado e lhe tinha dito umas quantas nem que fosse quando tivesse de saida, ja com os papeis na mao.
    Oh rapariga realmente que dia, muita paciencia tiveste tu.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. VM,sabes eu fiquei de uma maneira, que bloqueei de completo...para te ser sincera. Mas tens toda a razão! Beijos

    Zabour, Não sabias que eras professora. Claro que não são nenhuns ETs, mas muita gente não pensa assim, nem sequer sabe lidar com a situação. Colocam logo o rótulo, de ser diferente e pronto.
    Mas obrigada pela dica. É sempre bom falar com outras mães que passam pelo mesmo.
    Vou ver esse casal que falaste. Obrigada. Beijo.

    kris,pois é, só lá estão a marcar lugar, mais nada. Pois, mas o meu tem de ir todos os meses, e era muito dispendioso e se uma pessoa desconta, temos direito.
    É uma tristeza, é o que é.

    Miepeee,sim sou paciente, mas também tenho os meus limites. Quando explodir vai tudo à frente!!Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Olha que realmente a mulher não devia de estar boa da tola!
    Vai na volta quem anda a precisar de consultas é ela!!

    ResponderEliminar
  7. O que posso dizer?
    Só te aconselhar a teres calma, apesar de ser bastante dificil.

    Com o que descreveste, não existe maneira de os Pais conseguirem aguentar tal coisa.

    Olha, para te "aliviar" a cabeça, nem que seja por um bocadito, vocÊs foram nomeados.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Tens um mimo no meu blog.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente não é situação única!

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Eu acho que não me controlava!
    E que incompetencia e falta de chã a dessa médica.
    Beijinhos para o teu menino!
    Beijo, beijo, beijo

    Sandra e Afonso
    www.bebeafonsinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Dá-lhe com força que eu ajudo-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentário.
Fica uma beijoca!