segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Não interessa de onde se vem...

...interessa sim, o coração que cada pessoa tem...

Os meus avós, já têm uma certa idade. Sempre tiveram um cafezito, onde sendo pegado à casa, ali viveram os últimos 25 anos. Mas como tudo na vida, há um fim, os meus velhotes decidiram fechar o estabelecimento, devido à idade avançada e também na família ninguém querer continuar o legado...(se calhar até havia, mas a minha avó tem assim um feitiozinho um bocado...)
E sendo um sítio pequeno, estar ali o café aberto, dava logo outra dimensão ao local, mesmo sendo a rua de terra batida, os carros por vezes não deixavam os miúdos (poucos) jogar à bola, sem um olho sempre muito vigilante.
Sendo também um sítio de moradores que na maior parte deles estão no estrangeiro, a verdadeira vida era mesmo o cafezito.
Pois estando agora o fechado, quase que não se vê vivalma pelas ruas...impressionante...
Mas o que me tocou foi no fim-de-semana, estávamos a jantar, e mesmo com um papel na porta a avisar os mais distraídos, há sempre quem fique espantado ao ver as portas fechadas.
Três Ucranianos, conhecidos de lá irem beber umas cervejas de vez em quando, muito pacatos e muito amigos do meu velhote, e já cá estão em Portugal há cerca de 7 anos...batiam à porta a chamar pelo meu avô e já estando o meu velhote um pouco surdo, nem estava a perceber bem o que eles queriam.
Quando vamos todos lá fora, deparamo-nos com um saco de batatas, outro de cebolas e algumas caixas de morangos. Enquanto os homens repetem:"-É para sim, Sr. S. Para agradecer por tudo."
Realmente ficámos parvos com tal gesto...
Eu particularmente fiquei emocionada...ninguém estava à espera daquilo e é bom ver, que independentemente da nacionalidade, ainda há boas pessoas...
Jamais irei esquecer...

6 comentários:

  1. As coisas quando são dadas de coração são as que têm mais valor!

    Ainda bem que ainda há pessoas assim!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Até estou arrepiada!
    Realmente há boas pessoas, boas almas e lindos gestos...
    A força das tuas palavras quase me faz sentir a saudade!
    ***

    ResponderEliminar
  3. É Borboleta, por isso me marcou tanto!Beijos.

    Izzie, ainda se pode dizer que há pessoas boas!Bj

    ResponderEliminar
  4. fantastica acção... as pessoas reconhecem quando lhes fazem bem... biju

    ResponderEliminar
  5. É raro nos dias de hoje encontrar pessoas dessas. Mas é sempre muito gratificante.

    É pena os teus velhos terem fechado o tasco, mas ficam as memorias... Boa sorte para eles.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. VM, excelente acção!!

    Pinto, pois é, é pena,mas a vida é mesmo assim...ficam as recordações de toda uma vida...cresci lá...beijos grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentário.
Fica uma beijoca!