domingo, 1 de março de 2009

Olha a peixeira!

Fiquei com vontade de falar sobre o ter sido peixeira. Talvez não interesse a ninguém, mas agora apetece-me escrever sobre isso.
Fui durante 1 ano e não foi há muito tempo. Acho que é um trabalho digno, como qualquer um. E talvez seja diferente do que muita gente pensa.
Mesmo dentro das peixeiras pode haver variações. No meu caso fui peixeira num hipermercado. Trabalhava com avental e luvas, e apesar de estarmos constantemente a mexer na água, raramente saía de lá molhada, ao contrário do que muita gente pensa. Também o cheiro a peixe, não é assim tão activo quanto isso. É natural que os clientes sintam mais o cheiro, mas pelo menos onde trabalhei não havia aquele cheiro a peixum.
E se pudesse voltar para lá ia já hoje. Gostava mesmo muito!
O que mais me aborrecia, era o chefe querer que se enganasse as pessoas, para não haver muitas quebras (peixe a ir para o lixo).
Muitas vezes amanhavamos o peixe, a cheirar a podre e rezávamos para não fazer mal a ninguém.
E comecei a ter clientes fiéis ao meu atendimento. Porque bastava perguntarem-me se o peixe era fresco, que eu não conseguia mentir. Quantas vezes me perguntavam e eu dizia para voltarem no dia seguinte, ou dizia o que era fresco, ou ia buscar dentro das câmaras o melhor.
Ou então já comunicava com os clientes através de sinais. Ainda hoje tenho clientes que vou beber café com eles.
Cortavam-me o coração por vezes as colegas a venderem para grávidas ou pessoas com filhos. Tinha uma colega que se gabava sempre de conseguir vender todo o peixe podre, às velhotas.
Isso para mim era contra tudo.
E as reclamações? Por vezes até tinhamos gente a quererem-nos bater.
Todos os fins-de-semana faziam promoções de camarão 20/30, por um preço muito apetícivel, as pessoas levavam sacadas e depois vinham trazer tudo, pois ao cozer, o camarão ficava negro. Quantas e quantas reclamações tivémos, a chefe da peixaria queria retirar o produto, pois vinha congelado e parecia perfeito, mas o gerente de loja não deixava, porque há sempre quem leve e não reclame, e ganhavam imenso nas promoções.
O gerente de loja era um filho da mãe. O patrão nem sonhava a porcaria que lá andava.
As pessoas nem imaginam o que por vezes se passam nos hipermercados. A porcaria que uma pessoa come. Eu vi tanta coisa. Claro que não digo que seja assim em todo o lado. Mas por vezes concordo com certas fiscalizações.
Só para terem uma ideia, na charcutaria havia frango assado, sabem de onde vinha? Era o frango já quase podre que não se vendeu no talho. Temperavam-no e toca de assar e ficava como novo.
No talho as promoções de hamburgueres, salchichas frescas, era tudo com carne misturada já sei lá como...
É triste saber destas coisas, e de momento não sei se continua a ser assim, pior ainda quando é o gerente que obriga a que seja assim. Mas os funcionários é que têm de dar a cara se algo corre mal.
Quando fui despedida de lá, grávida, ponderei em fazer algumas queixas, mas depois não quis saber, pois trabalha lá muita gente e foi a olhar a eles, que têm família e precisam daquele emprego.
Mas que tenho saudades do contacto com os clientes e da minha rapidez a amanhar o peixe, lá isso tenho.

8 comentários:

  1. Olá por questões alheias à minha vontade vou ter que privatizar o meu Blog.

    Caso estejas interessada em manter o contacto manda-me o teu e-mail.

    Beijinhos doces***
    bolinha de sabão

    ResponderEliminar
  2. Amiga de facto já tinha ouvido falar em muita coisa desta, mas por vezes parece inacredítávl como brincam com a saúde dos clientes. Como te disse eu trabalho numa peixaria de peixe congelado, graças a Deus certificada, e sem este tipo de maraoscas...quando não está em condições nós informamos o patrão e ele manda retirarar de venda...é tudo muito controlado e de óptima qualidade...não deve ser por acaso que é uma empresa particular( com cerca de 60 empregados), e que foi criada pelo casal e se foi expandindo...fazemos 25 anos e temos 18 lojas abertas ao publico. Beijinhos e uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  3. Deves orgulhar-te de falares nisso.
    É uma profissão como outra qualquer.
    E digna!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que fizeste muito bem me escrever este post. Em primeiro lugar porque todas as profissoes sao dignas desde que sejam honestas e depois porque nos mostrastes que es humana e que nao estava ali a simplemente a fazer o teu trabalho para ganhar o teu ao fim do mes, mas que tambem tinhas preocupacoes com as pessoas que ali iam comprar.
    Beijinhos.

    P.S.: Adoro peixe :)

    ResponderEliminar
  5. Excelente post!
    É bom gostarmos do que fazemos, a mim não faz sentido de outra maneira.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Tanta coisa se passa por essas lojas fora que às vezes mais vale nem comprar nada...
    É bom termos algo que gostamos de fazer e se gostas de amanhar peixe, força nisso!!!

    ResponderEliminar
  7. Há já mt k não visitava o teu blog,e deixa-me dizer-te que saber amanhar peixe, ou cortar carne, é uma arte,quem me dera saber fazer tanto como as peixeiras,claro k tamebm tinha de ter os instrumentos certos, e para mim, o contacto com o publico é do melhor que há.
    Não fiquei nada surpreendida com o que disseste,eu trabalhei 11 anos num hipermercado,e tambem se fazia coisas similares,só pra se aproveitar as quebras...
    era o leite k era lavado,etc,etc,etc...
    Cenas que nem passam pela cabeça aos clientes...eu apesar de ter um cargo alto na altura,chegava a avisar os clientes e amigos para não levarem isto ou aquilo,lol.
    Infelizmente não é só nas secçoes que isto se passa,e nos restaurantes? ui,ui...
    È o nosso Portugal...
    beijokas

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post e todos os trabalhos honestos são dignos! Todos!
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentário.
Fica uma beijoca!